Defesa Social está de prontidão para garantir a ordem nas eleições

A central de videomonitoramento manterá atenção redobrada nas imediações dos pontos de votação

Defesa Social está de prontidão para garantir a ordem nas eleições

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

As equipes da Secretaria de Defesa Social (Sedes) estarão de prontidão neste domingo (07) para contribuir com a tranquilidade e a ordem pública durante as eleições. O efetivo das guardas Civil Municipal e de Trânsito serão reforçados, as equipes da Defesa Civil estarão de plantão normalmente e a central de videomonitoramento manterá atenção redobrada nas imediações dos pontos de votação.

Os agentes de trânsito atuarão no sentido de orientar a fluidez viária nos locais com maior concentração de pessoas e inibir infrações de trânsito que atrapalhem o bom andamento das votações.

A Guarda Civil Municipal, por sua vez, vai fazer patrulhas pelo município e em pontos fixos em locais com grande concentração de eleitores, atuando sempre em sintonia com a Polícia Militar no sentido de garantir a legalidade durante o horário das votações e no momento da apuração dos votos.

Para que tudo ocorra com a maior tranquilidade possível, o cidadão também deve fazer a sua parte. A primeira orientação é verificar com antecedência o local de votação, que pode ser feito pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (http://www.tre-es.jus.br) ou pelo telefone 0800-001-2018 no sábado, das 8 às 18h; e no domingo, das 7 às 18h.

Em caso de dúvidas, vale até a pena comparecer um dia antes, para observar os locais para estacionamento ou os pontos de parada dos ônibus.  É preciso ficar atento também ao horário das votações, que acontecem entre 08 e 17 horas.

Por último, é preciso respeitar as diferenças políticas das outras pessoas e ignorar provocações que possam surgir de eleitores mais exaltados. Agindo assim, o eleitor irá ajudar as equipes do poder público a fazer um pleito pacífico e ordeiro, conforme os princípios que regem a democracia.