Emoção marca evento de premiação do Concurso de Mosaico

Evento foi realizado na sede da APA da Lagoa Jacuném

Emoção marca evento de premiação do Concurso de Mosaico

Na manhã desta sexta-feira (12), os estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e particulares da Serra que tiveram seus trabalhos classificados no Concurso de Mosaico - Arte Sustentável estiveram reunidos na sede da APA da Lagoa Jacuném, para prestigiar a solenidade de premiação.

Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da Serra, por meio do Departamento de Educação Ambiental, o concurso teve como tema “Cuidar da Água é Preservar a Vida” e contou com 32 mosaicos participantes.

As obras apresentam uma profusão de cores a partir dos mais variados materiais como pedaços de papel, miçanga, pedrarias, semente, plástico, madeira, argila, cerâmica, palito de picolé, tecido, espelho e até peças de brinquedo e botões.

Confira os nomes dos premiados em cada categoria:

Categoria I (1º ao 5º ano)

1º lugar: Emef Naly da Encarnação Miranda - 5º ano matutino, com o mosaico “Economizar é viver”

2º lugar: Emef Flor de Cactus - 5º ano vespertino, com o mosaico “Água: Reflexo da vida”

Categoria II (6º ao 9º ano)

1º lugar: Emef Dr. Hélio Ferraz - 9º ano vespertino, com o mosaico “Pensando no amanhã”

2.º lugar: Emef Flor de Cactus - 7º e 8º ano, com o mosaico “Preservar para o amanhã: Lagoa Juara cuide bem de mim

Além de medalhas, os estudantes autores das peças que ficaram em primeiro lugar, das duas categorias, receberam tablets. A premiação incluiu ainda notebooks para as professoras orientadoras e para as escolas vencedoras. Os premiados em segundo lugar receberam medalhas.

“Quando vejo tantas crianças empenhadas e envolvidas em uma atividade de educação ambiental, percebo que estamos no caminho certo e vamos avançar ainda mais. Vocês não são sementes do amanhã, são sementes do agora, do hoje, e já contribuem para a conscientização de um tema tão importante, que é o cuidado com a água. Parabéns a todos os participantes”, agradeceu a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.

Uma das premiadas, a professora de artes Andressa Moser Batista, da Emef Dr. Hélio Ferraz, contou como foi o processo de criação do mosaico classificado em 1º lugar na categoria 6º ao 9º ano. “Tivemos pouco tempo para pensar e executar o nosso mosaico, porque estávamos em semana de provas. Mas a contribuição dos colegas e o empenho dos alunos foram determinantes para a produção do nosso mosaico, por isso temos muitas pessoas para agradecer. Outra lição que fica é a de que nós precisamos sempre acreditar no potencial dos alunos, além de favorecer e incentivar o potencial criativo que eles têm, aproveitar as soluções que eles apresentam e nunca subestimá-los”, afirmou.

Exposição

A exposição dos 32 mosaicos participantes continuará aberta até o dia 30 de junho. Para conferir é preciso agendar a visita pelos telefones (27) 3291-2400 ou 3291-2401. O endereço da sede da APA da Lagoa Jacuném é Rua Dourados, s/n, Barcelona, Serra-ES. “Ainda neste segundo semestre de 2015 serão realizadas outras ações como esta”, concluiu a secretária Andrea Carvalho.