Moradores podem ajudar a resgatar história de Queimado

Moradores podem ajudar a resgatar história de Queimado

Moradores podem ajudar a resgatar história de Queimado


Texto: por Samantha Dias

Os trabalhos para a restauração das ruínas da igreja de São José, no distrito de Queimado, já estão a todo vapor. Arqueólogos estão no local fazendo as atividades de prospecção e, nesta etapa, a prefeitura da Serra quer contar com a ajuda dos moradores que tenham objetos relacionados à igreja e às famílias que moraram na região.

De acordo com a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lourência Riani, a busca é por materiais de construção da igreja (como pedaços de telhas, pedras, madeira), imagens de santos, entre outras coisas, como também objetos e artefatos usados por escravos que viveram no local, como louças, móveis, e até cachaças que eram produzidas lá.

?Não vamos ficar com esse material, vamos fotografá-lo e levá-lo para que os arqueólogos possam usá-lo para estudo?, afirmou Lourência.

O trabalho dos especialistas também é para encontrar artefatos da época dos escravos que ainda estejam na área. Esses materiais serão enviados ao Museu Histórico da Serra. 

O morador que quiser contribuir pode procurar a Secretaria de Direitos Humanos, localizada na Rua Maestro Antônio Cícero, 111, Serra-Sede (antiga sede da Prefeitura), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Ou pode ligar para os telefones 3291-2447/3291-2446/99824-3588 que uma equipe da Secretaria vai até a residência do morador.