Serra entregou mais de 800 cartões para cuidadores e pessoas com deficiência

Cartão garante atendimento prioritário em estabelecimentos que tenham filas, como supermercados e bancos

Serra entregou mais de 800 cartões para cuidadores e pessoas com deficiência


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Leandro Pereira/Secom-PMS

Desde fevereiro, quando criou a iniciativa, até o fim de junho, a Prefeitura da Serra entregou 811 cartões especiais para cuidadores de pessoas com deficiência. O cartão garante atendimento prioritário para as pessoas com deficiência e seus cuidadores em estabelecimentos públicos e privados que tenham filas, como supermercados, bancos e lotéricas.

“O cartão tem sido um alívio na minha vida. Uso quando vou ao supermercado, banco, casa lotérica, unidade de saúde, UPA. Inclusive, há pouco tempo estava com uma imensa dor de dente, deixei minha filha na creche e fui para a UPA de Carapina, apresentei o cartão e fui atendida em menos de cinco minutos”, conta Natália Assis da Silva, mãe de uma menina de 3 anos com transtorno do espectro autista. 

O cartão foi a primeira iniciativa do tipo no estado e foi criado por meio da Lei 5.698/2023, de iniciativa do Poder Executivo em parceria com o Coletivo das Mães Eficientes. A emissão do cartão, com validade em todo o município da Serra, é gratuita e deve ser renovada a cada cinco anos. Até o momento foram 1.155 cartões solicitados, dos quais 811 já foram entregues. 

Como solicitar

Para solicitar o cartão, basta procurar a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), das 8 às 17 horas, na rua Major Pissarra, número 12, Serra Sede. O telefone do local é o (27) 98182-0968. 

“Existe também a possibilidade de solicitar o benefício durante o Serra + Cidadã, mutirão de serviços promovido pela Prefeitura todos os meses em diferentes regiões da cidade”, lembra a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota.

A documentação necessária para solicitar o cartão é composta por documento oficial de identidade (do cuidador e da pessoa com deficiência), CPF (do cuidador e da pessoa com deficiência), comprovante de residência (da pessoa com deficiência), laudo médico (da pessoa com deficiência) e foto 3x4 (do cuidador e da pessoa com deficiência, caso seja solicitada a confecção do cartão de identificação para ela).