Prefeitura realiza audiência pública sobre plano de manejo da APA Jacuném

Prefeitura realiza audiência pública sobre plano de manejo da APA Jacuném

Texto: Gabriela Conti - Foto: PMS

Nesta quinta-feira (22), a partir das 18h, será realizada uma audiência pública para apresentar o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Jacuném.

Aberto ao público, o evento será no auditório da Sede da APA, que fica na Rua Dourados, s/n, Barcelona. A apresentação do estudo realizado na Unidade de Conservação (UC) será feito pela Empresa de Meio Ambiente do Brasil – EMAB.

Durante a audiência pública serão apresentados, entre outros pontos, os limites de zoneamento da APA. “O objetivo é divulgar o trabalho, coletar informações, sugestões e outros elementos que possam ajudar a aperfeiçoar o Plano de Manejo e os parâmetros de uso e ocupação do solo na APA”, explica a secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o plano de manejo deve ser elaborado em até cinco anos após a criação de uma UC. Esse documento deve ser elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social.

“O Plano de Manejo estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da UC, seu entorno”, afirma Áurea.