Primeiro Jardim Sensorial Municipal do Estado completa 1 ano de atividades

Jardim Sensorial completa 1 ano de atividades com mais de 4.000 visitantes

Primeiro Jardim Sensorial Municipal do Estado completa 1 ano de atividades

Texto: Gabriela Conti - Foto: Bianca Nascimento

Sentir aromas e gostos, diferenciar formatos e texturas. Com os olhos vendados e pés descalços, os visitantes do Jardim Sensorial podem explorar um novo mundo de sensações. E nestes 365 dias desde a sua inauguração no Espaço Botânico no Parque da Cidade, em Laranjeiras, mais de 4.000 pessoas já vivenciaram essa experiência.

Inaugurado no dia 11 de outubro de 2017, o local conta com uma estrutura que ajuda a apurar bem os nossos cinco sentidos: uma fonte de água, cuja estrutura é feita de bambu; e 60 espécies de plantas com diferentes aromas, gostos, texturas e formas.

Com 170 metros quadrados, o local contém canteiros de 70 centímetros de altura, cada. Esses canteiros são acessados por duas pistas: uma com piso de concreto para possibilitar a subida de cadeirantes; e outra com nove pisos sensoriais, compostos por grama, terra, areia, troncos, terra batida e argila expandida, cascas de madeira, brita e seixos.

Entre as espécies de plantas que são encontradas no jardim estão: erva-cidreira, capim-cidreira, coentro, salsa, orégano, manjerona, manjericão, cebolinha, Maria-Sem-Vergonha, onze-horas, Melissa, bambu, espada-de-São-Jorge, dracena-tricolor, lírio-amarelo, lírio-da-paz, babosa, alfazema, lavanda, tomilho, Azaléia, bromélias, carqueja, alface-d'água, citronela, hortelã-pimenta, rabo-de-gato, orquídea, camomila, boldo, cavalinha, ixora, alecrim, cravo, mirra e artemísia, entre outras.

O professor e biólogo Nagibi Neto é quem conduz as visitas guiadas no espaço. “O que mais chama a atenção da garotada são os cheiros, as texturas do solo, o odor e a beleza das plantas como um todo. O jardim é perfeito. Foi um projeto muito sonhado, muito pensado e ficou perfeito. Hoje posso dizer que é o jardim sensorial que me realiza. E as plantas retribuem isso. Elas estão bonitas, mesmo estando a céu aberto”, conta.

Nagibi, que também é coordenador do Parque, relembra ainda que uma das visitas mais emocionantes neste ano que passou foi de uma menina de 4 anos que pediu para repetir o tour. “Dava para ver que ela estava empolgada com a visita. Ao final, ela quis fazer de novo. E depois ainda trouxe a mãe dela para fazer de novo. É emocionante ver essa reação de uma criança tão pequena. É isso que me move. Aprendo e me emociono todos os dias”, disse.

Visitação

Qualquer pessoa pode visitar o jardim sensorial. Os responsáveis pelas escolas, grupos e/ou sociedade organizada podem agendar as datas para visitas mediadas e participar das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pelo telefone (27) 3338-7302 e 99815-6693 das 7 às 17h.

O Parque da Cidade fica entre as Av. Norte Sul e Guarapari, a sua entrada principal é pela rua Anchieta, próximo ao Parque Residencial Laranjeiras e Valparaíso.