Projeto Mulheres da Paz conclui primeiro módulo de capacitação

As 50 participantes do projeto Mulheres da Paz terminaram em setembro o primeiro módulo da capacitação, iniciada no mês de agosto

Projeto Mulheres da Paz conclui primeiro módulo de capacitação


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Giulliano Costa

As 50 participantes do projeto “Mulheres da Paz” terminaram em setembro o primeiro módulo da capacitação, iniciada no mês de agosto, no qual estudaram sobre o fenômeno da violência, como um todo, e da violência contra as mulheres, de maneira particular.

As atividades desenvolvidas nos primeiros dias do projeto tiveram como objetivo informar as participantes a respeito dos objetivos e do histórico do “Mulheres da Paz”, bem como dar orientações de ordem prática sobre o curso, como o respeito aos horários das atividades e a necessidade do uso do uniforme.  

O acolhimento e apresentação das participantes foram feitos por meio de dinâmicas de grupo, que favoreceram a interação e a aproximação entre as mulheres.

As dinâmicas ajudaram também a construir acordos para boa convivência entre elas, baseados no respeito às diferenças religiosas e políticas.  

Para facilitar a didática, as mulheres foram divididas em duas turmas, uma matutina e outra vespertina. Também por meio de dinâmicas, foram promovidas trocas de experiências e discussões a respeito das demandas sociais dos bairros envolvidos no projeto.

Em paralelo a essas atividades, foram realizados atendimentos jurídicos, psicológicos e sociais às participantes, conforme previsto pelo edital do projeto.

Mulheres da Paz

Realizado pela Secretaria de Defesa Social (Sedes) em parceria com o Governo Federal, por meio do convênio 813.579/2014, o projeto “Mulheres da Paz”, tem como objetivo promover a cultura de paz e fortalecer ações de prevenção à violência nos bairros Boa Vista e Jardim Carapina.

As participantes foram selecionadas levando em conta a representação social na comunidade e atuarão em atividades de construção e fortalecimento de redes de proteção social, de ações preventivas às violências urbana e doméstica, além de serem identificadoras de situações e contextos de violência que surgem no dia a dia da comunidade.

Segundo o secretário de Defesa Social Jailson Miranda, o projeto vai contribuir, junto a outras atividades preventivas como o programa Pró-Cidadania,  as ações do Plano de Segurança Serra Atitudes da Paz e o programa estadual Segurança Cidadã, para a contínua redução e controle da criminalidade.

“Estamos verificando mês a mês a queda nos números de homicídios e de outros delitos. Este projeto veio a se somar às outras ações da secretaria e certamente irá contribuir para que esses números caiam ainda mais”, destaca o secretário.