1° Encontro de corais anima tarde no CCInter de Serra Sede
Diversos corais se apresentaram para um auditório lotado
Texto: Mariana Santos
- Foto: Divulgação
A tarde da quinta-feira (3) foi marcada por muita música e apresentações culturais no Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) de Serra Sede. O 1° Encontro de Corais recebeu sete grupos, cada um com sua particularidade e brilhantismo. O evento perdurou por toda a tarde, animando os convidados.
Um momento de confraternização, música e inspiração uniu as pessoas idosas e as crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, fortalecendo os laços e fazendo uma conexão com gerações.
A secretária da Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, foi apreciar as apresentações. Para ela, estes momentos são fundamentais nos serviços de convivência.
“A importância deste encontro vai muito além da música. Ele representa uma oportunidade valiosa para fortalecer os vínculos entre as gerações, promovendo o respeito, a amizade e a troca de experiências. A convivência entre jovens e idosos enriquece nossas vidas e nos ensina que cada um tem um papel fundamental na construção de uma comunidade mais solidária. Agradeço a todos os participantes, organizadores e apoiadores que tornaram este dia possível. Que possamos aproveitar cada momento”, comemorou Cláudia.
Penha Pinheiro, de 64 anos, estava animada para se apresentar. Segundo ela, o ensaio é a parte mais importante do seu dia. “Estou achando lindo, isso é muito importante. Aqui a gente faz amigos. O CCInter é muito importante na minha vida, me ajudou muito. Esse encontro só reforça o papel do serviço no nosso dia a dia, se eu não estivesse aqui, eu estaria em casa”, falou Penha, que ficou três meses ensaiando para a apresentação.
Os integrantes dos corais ensaiam semanalmente e realizam apresentações em diversos locais. Para eles, o coral é além de um aprendizado sobre música, a prática também auxilia na motivação, autoestima, compromisso e fortalece as amizades.
“Foi muito especial. A gente já se apresentou em vários lugares, mas aqui foi diferente. Os idosos são fofinhos, eles acompanham. Eu estava dançando e eles estavam felizes, comemorando”, comentou Nisabelly Rocha, de 13 anos, que apresentou uma dança com seus colegas.
Os corais de Feu Rosa, Nova Almeida, Porto Canoa, Serra Sede e Hélio Ferraz cantaram diversas músicas. Encerrando a tarde, os corais da Cidade do Garoto também fizeram uma linda apresentação.
Maria Carolina Martins, de 12 anos, e Thaís Becker, de 11 anos, fazem parte do coral da Cidade do Garoto. Apesar de estarem sempre se apresentando, sentiram um frio na barriga. “Foi tenso, a gente ficou com vergonha. Mas depois fomos nos soltando. Achamos super legal cantar com eles (com os idosos), é uma conexão que eu gosto bastante”, disse Maria.