Atendidos do Centro Pop realizam visita a São José do Queimado

Eles aprenderam sobre a importância do Dia Nacional da Consciência Negra

Atendidos do Centro Pop realizam visita a São José do Queimado


Texto: Mariana Santos - Foto: Divulgação

As pessoas em situação de rua atendidas no Centro Pop da Serra, foram prestigiar o monumento da resistência à escravidão no Estado, o Sítio Histórico de São José do Queimado. A visita ocorreu na tarde de segunda-feira (18). 

Localizado em Serra Sede, o monumento é um importante propagador da história negra no Espírito Santo. O sítio inclui a igreja e todo o seu entorno, além do cemitério antigo e paisagismo. 

A secretária da Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, falou sobre a importância desta visita. “A visita a São José do Queimado representa mais um passo importante no processo de reintegração e valorização da cidadania das pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro Pop. Este momento é uma oportunidade única para que nossos usuários conheçam um pouco mais sobre a história de nossa cidade, ampliem seus horizontes e se sintam parte integrante da comunidade”, disse.

“Essa visita cultural em questão teve como objetivo conhecer o centro histórico da cidade, explorando a história do município e a luta da população negra. Além disso, ela estimulou o aprendizado sobre a história cultural local, proporcionando um contato mais profundo com o patrimônio e as raízes culturais da região”, explicou a coordenadora do Centro Pop, Gabriela Guimarães. 

O local foi palco da Insurreição do Queimado, quando em 1849, negros escravizados se rebelaram por não receber a alforria prometida pelo trabalho de construção da igreja. Tornou-se então um dos mais importantes marcos da luta dos escravos pela liberdade no Espírito Santo.