Equipe da Semas participa de assessoramento sobre Serviço de Convivência

A formação iniciou às 8h e terminou às 16h desta quarta-feira (13)

Equipe da Semas participa de assessoramento sobre Serviço de Convivência


Texto: Mariana Santos - Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social (Semas) da Serra, participou, nesta quarta-feira (13), de um assessoramento técnico promovido pelo Governo do Estado, com o objetivo de aprimorar a gestão e a implementação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).  

A capacitação, que reuniu profissionais de diversos municípios, visou fornecer orientações e ferramentas para o aprimoramento dos serviços destinados a fortalecer os laços comunitários e familiares, especialmente para crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Durante a capacitação, os técnicos da Secretaria de Assistência Social da Serra discutiram estratégias e boas práticas para implementar e gerenciar os diversos serviços e atividades do SCFV.  A secretária da Assistência Social da Serra comentou sobre a importância do encontro.

"A participação da nossa equipe no assessoramento técnico é uma oportunidade valiosa para fortalecermos cada vez mais os serviços oferecidos aos nossos atendidos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um dos pilares da nossa política de assistência social, pois ele oferece um espaço de acolhimento e integração, essencial para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários", falou.

O Serviço de Convivência é uma ferramenta importante no enfrentamento da exclusão social, oferecendo espaços de convivência que estimulam o desenvolvimento de potencialidades e habilidades de indivíduos em situação de risco.

Representando a equipe de Assistência Social de Serra, Ludmara Moraes destacou a importância de ações como essa para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido no município.

"Participar do encontro formativo de assessoramento técnico tem sido uma experiência significativa e esclarecedora sobre o funcionamento e organização dos serviços. É uma forma de ter uma execução mais humanizada e conforme as necessidades dos usuários e do território, contribuindo para nortear as ações das equipes técnicas”, disse.