Centro Pop: pessoas em situação de rua participam de oficina de costura
Oficina faz parte do planejamento de atividades do serviço
Texto: Mariana Santos
- Foto: Divulgação
Um momento de convívio e fortalecimento de vínculos! Neste domingo (17), os atendidos do Centro Pop da Serra passaram o dia adquirindo conhecimento sobre como confeccionar bolsas de mão. Em uma oficina de costura, eles realizaram a confecção do zero.
A oficina foi ministrada pela educadora Bianka Santos, que ensinou o passo a passo para finalizar o material. Juntos eles preparam bolsas de diferentes estampas e tamanhos. O trabalho é realizado na oficina do Centro Pop, uma iniciativa da prefeitura voltada a pessoas em situação de rua.
Cláudia Silva, secretária da Assistência Social da Serra, comentou sobre a eficácia deste momentos com os atendidos.
"Por meio desta oficina e de várias outras atividades, o Centro Pop proporciona um espaço de acolhimento, aprendizado e transformação. A costura pode ser uma ferramenta poderosa, capaz de gerar autonomia, aumentar a autoestima e abrir portas para novas oportunidades de trabalho. Esta oficina representa inclusão social e dignidade de cada um deles", falou.
A coordenadora do Centro Pop da Serra, Gabriela Guimarães, explicou sobre a importância de realizar momentos com este.
“Essa oficina tem o objetivo de desenvolver novas habilidades, além de estimular o empreendedorismo como uma fonte de renda e um meio de auxiliar na superação da situação de rua”, disse.
No Centro Pop, os atendidos têm acesso a serviços de saúde, higiene, alimentação, entre outras oportunidades, é uma forma de fortalecer o vínculo com essa população. O acompanhamento é realizado em conjunto com outros serviços.