Alunos da Serra aprendem a combater o mosquito aedes aegypti

Durante a visita às escolas são realizadas palestras e dinâmicas esclarecendo os hábitos e o ciclo de vida do Aedes aegypti

Alunos da Serra aprendem a combater o mosquito aedes aegypti


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação/PMS

Na Serra, os alunos recebem a visita da equipe do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde nas escolas. A ideia é repassar orientações sobre a importância da eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Por meio dessa ação, os estudantes se tornam agentes de divulgação deste conhecimento nas suas residências e comunidades. A iniciativa é do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde.

Durante a visita são realizadas palestras e dinâmicas esclarecendo também sobre os hábitos e o ciclo de vida do Aedes aegypti, e sobre as características das doenças transmitidas por ele. Vale destacar que o cronograma está sujeito a alterações.

Confira o cronograma das visitas às escolas:

Terça-feira (02) - CMEI Zelinda Regina Biazutti Leite, Planalto Serrano A II, a partir das 8h30 e a partir das 13h30.

Quinta-feira (04) - Emef Prof.ª Iolanda Schineider Rangel da Silva, Porto Canoa, a partir das 8h30 e a partir das 13h30.

10/07 - Sebastião Camilo de Alvarenga, Dividnópolis, a partir das 13h30.

Ações de combate

As ações de combate ao vetor da Secretaria de Saúde da Serra acontecem em todo município ao longo da semana, de forma regular e contínua, com serviços como: colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; bloqueios de acordo com os casos notificados; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

Prevenção e monitoramento

A prevenção e monitoramento da dengue requerem cuidados e, desde outubro, o assunto é tema em discussão na Sala de Situação em Saúde do município, na qual os dados dessa arbovirose e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica com objetivo de organizar os serviços, controlar a doença e evitar óbitos. Os técnicos se reúnem para avaliar a situação e traçar estratégias com base no Plano Municipal de Contingência das Arboviroses.