Serra tem a melhor contabilidade pública da região Sudeste e do Espírito Santo

O município também é o quarto na classificação do país

Serra tem a melhor contabilidade pública da região Sudeste e do Espírito Santo

Texto: Djeisan Maria - Foto: Secom

A Prefeitura da Serra tem a melhor contabilidade pública da região Sudeste e do Espírito Santo e a quarta melhor do Brasil. Os resultados foram divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional por meio do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal nesta terça-feira (18).

O objetivo do ranking é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

Para a classificação, utiliza-se a metodologia de ranqueamento simplificada, que leva em consideração o percentual de acertos dos entes nas verificações, sendo que quanto maior for essa porcentagem, melhor será a classificação no ranking.

O secretário da Fazenda da Serra, Henrique Valentim, comentou a evolução da Serra no ranking nacional.

“O município já esteve na posição 923 e agora alcançamos o quarto lugar no ranking de contabilidade do país. Para nós, isso é extremamente satisfatório e uma grande conquista. Esse resultado é fruto do intenso trabalho da nossa equipe, bem como da liberdade e do apoio estrutural proporcionados pelo prefeito Sérgio Vidigal”, comenta Henrique

O secretário também pontua o papel do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesse processo.

“Nosso TCE é um dos melhores do país e seu alto nível de exigência obriga todos os municípios a buscarem a excelência nos registros contábeis. Portanto, o desempenho de todo o Estado é significativo e também é resultado do rigoroso trabalho do Tribunal de Contas com os municípios”, finaliza Valentim.