Alunos da Serra se formam no projeto SOS Abelhas
Estudantes de cinco escolas da rede municipal ficaram sabendo mais sobre a importância do trabalho das abelhas na manutenção do meio ambiente
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Leidia Lima/divulgação
Nesta quinta-feira (19), aconteceu a cerimônia de formatura de 530 alunos que participaram do projeto SOS Abelhas. Os estudantes integram o 4º ano das Emefs Centro de Jacaraípe, em Estância Monazítica; Dinorah Pereira Barcelos, em Jardim Tropical; Dom Helder Pessoa, em Jacaraípe; João Calmon, em Planalto Serrano; e São Diogo, no bairro de mesmo nome.
A cerimônia ocorreu na Escola Estadual Vila Nova de Colares. O projeto, que teve parceria com a Secretaria de Educação da Serra, se trata de uma iniciativa que une esforços do Sicoob ES e do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA).
O processo educacional, que começou em junho deste ano, durou três meses e levou para a garotada, por meio de oficinas, a importância das abelhas na vida do planeta e o impacto do trabalho de polinização no meio ambiente.
As oficinas contaram com dinâmicas em grupo, aula-show, atividades extras, gincana de perguntas e respostas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Na formatura, os estudantes ganharam o título de guardiões das abelhas, bem como destaque para a escola participante. Além disso, os professores envolvidos no projeto receberam um certificado de 180 horas.
Jornada de aprendizado
O SOS Abelhas teve início com uma aula-show de lançamento do projeto e continuou com 20 horas de mentoria para os educadores, que foram chamados de “polinizadores de saberes”. Os educadores receberam material didático personalizado feito pelo Sicoob para adaptar o programa às diferentes idades dos alunos.
Além disso, o projeto incluiu a fase do “Cine Abelhas com alunos”, uma série de eventos itinerantes realizados nas escolas participantes, onde os alunos puderam assistir a uma websérie especialmente produzida para o projeto, participar de dinâmicas de grupo e atividades artísticas, tornando a aprendizagem sobre as abelhas uma experiência lúdica e memorável.
Saiba mais
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 75% da agricultura (como milho, arroz, feijão) depende da polinização e do trabalho de insetos como as abelhas, assim como 90% das plantas com flores.
Tamanha importância para agricultura também tem efeitos econômicos: 96 dos 107 principais cultivos agrícolas são polinizados por abelhas. Isso representa aproximadamente US$ 200 bilhões, ou seja, 10% do PIB mundial.