Curso de Libras é disponibilizado para servidores da Educação
Aulas acontecem às sextas-feiras e vão até novembro no prédio do setor administrativo da Sedu, em Serra Sede
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Sedu/divulgação
Servidores da Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu) participam de um curso de Libras, a conhecida Língua Brasileira de Sinais.
As aulas ocorrem às sextas-feiras no prédio da Sedu, em Serra Sede, e vão durar até novembro. Podem participar tanto os profissionais do setor administrativo quanto os que atuam diretamente nas escolas.
Quem ministra as aulas é a professora Nilzea de Faria.
“Estamos felizes em anunciar este curso. O objetivo é proporcionar o aprendizado da língua a fim de facilitar a comunicação com pessoas surdas, bem como atender às diretrizes de inclusão e acessibilidade estabelecidas pela legislação”, sintetiza Nilzea.
Setembro Verde
Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da Serra trabalham o tema da inclusão na educação por meio de ações pontuadas pelo Setembro Verde. O mês dedicado à reflexão sobre os direitos das pessoas com deficiência inclui uma vasta programação na rede de ensino do município.
Todas as atividades são orientadas pela Gerência de Educação Especial (GEE) da Secretaria de Educação da Serra (Sedu), que, desde 2015, propôs uma ação prática na escola em setembro por meio do projeto “Dia Diferente para Quem é Especial”. O objetivo é levar inclusão a partir de ações de lazer e recreação.
A estratégia acontece nas unidades por meio de ações dos professores da Educação Especial a partir de um trabalho conjunto com os outros profissionais envolvendo alunos, suas famílias e comunidade.