Alunos de escolas da Serra participam de oficinas de fotografia no projeto Caiman

Estudantes de seis Emefs irão participar de um minicurso sobre fotografias da Natureza

Texto: Marcelo Pereira - Foto: Reprodução/redes sociais

Alunos de seis escolas da rede municipal da Serra estão participando de oficinas de fotografia ofertadas pelo Centro Cultural Projeto Caiman, em Alphaville Jacuhy, local de educação ambiental para estudo e conservação do jacaré-do-papo-amarelo.

São estudantes das Emefs Américo Guimarães Costa, Dom Helder Câmara, São Diogo, Irmã Cleusa Coelho, Maria Stela Modenesi e Sônia Regina.

De acordo com o cronograma do projeto, os estudantes irão conhecer as etapas da oficina e participarão de um minicurso sobre o uso do celular para fotografia, promovendo a produção de imagens originais.

As fotos poderão ser captadas tanto nos espaços do Centro Cultural Projeto Caiman, como trilhas, valorizando as experiências imersivas, quanto em seus ambientes cotidianos, como a escola.

Em um segundo momento, as fotos serão expostas, com duas fotos de cada escola selecionadas por votação para o Concurso Fotográfico Centro Cultural Projeto Caiman.

Os selecionados, seus professores e familiares serão convidados para a abertura da exposição permanente das fotos no Centro Cultural Projeto Caiman, onde serão premiadas as cinco melhores fotos.

A iniciativa não quer apenas ensinar a importância da fotografia, mas também incentivar a produção fotográfica como meio de aprendizagem e complementação de conteúdos, promovendo a expressão artística e o pensamento crítico dos estudantes em relação à preservação ambiental.

Os estudantes ao final do curso receberão um certificado do curso "Fotógrafos da Natureza".

A oficina de fotografia é um projeto financiado pela Lei de Incentivo a Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação da Serra.