Jardim Limoeiro celebra o Sistema Viário Norte Sul

Cerimônia de entrega oficial aconteceu no último sábado, dia 20

Jardim Limoeiro celebra o Sistema Viário Norte Sul

Texto: Daniela Salgado - Foto: Dayana Souza - Secom/PMS

Em uma noite recheada de música e alegria, a região de Jardim Limoeiro comemorou a entrega do Sistema Viário Norte Sul. O sábado, dia 20 de abril, entrou para história por marcar a entrega de uma das maiores obras de mobilidade urbana já feita por um município.

Além da solenidade oficial, o público pôde aproveitar a apresentação do grupo Músicos Cristãos Serranos e da banda Preto no Branco, conhecida por sucessos como “Ninguém Explica Deus” e “Os Sonhos de Deus”.

Ao todo, foram R$ 100 milhões de investimento. Desse valor total, o Governo do Estado aplicou R$ 30 milhões, que vieram por meio do “Fundo Cidades”, e os outros R$ 70 milhões foram aplicados com recursos próprios da administração municipal.

“Essa é uma obra muito importante para a mobilidade urbana da cidade. Inclusive, não marca nem um ano desde que entregamos, até então, a maior obra de mobilidade da Serra, que foi o Sistema Viário Eldes Scherrer. Nós esperamos com essa obra, além de requalificar o bairro, requalificar a atividade econômica dessa região, que está próxima da capital do Estado”, exaltou o Prefeito da Serra, Sergio Vidigal.

Vidigal ainda reforçou que a complementação da Norte Sul depende de outra intervenção: o mergulhão de Bairro de Fátima. “É uma obra que já fizemos o projeto e já encaminhamos para Vitória tendo em vista que o bairro se encontra na divisa dos municípios. A obra vai nos ajudar a melhorar o trânsito de quem está chegando e saindo da cidade da Serra, e vai complementar o Sistema Viário Norte Sul”, completa Vidigal.

O Sistema Viário Norte Sul levou melhorias para 41 ruas e avenidas de Jardim Limoeiro e recapeou uma somatória de 19 quilômetros com um asfalto novo. E um dos feitos mais importantes foi a obra de macrodrenagem, que requalificou o sistema de escoamento de águas do bairro conhecido por fortes alagamentos.

Além destes benefícios, o Sistema Viário Norte Sul modificou o trânsito de uma das vias mais emblemáticas da cidade, tornando todas as ruas do bairro em sentido único e em um binário: uma rua para ida e outra para volta, por exemplo.

“Nós estamos inaugurando não só uma obra, mas primeiramente, reforçando o respeito com o dinheiro público”, afirmou o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Mudanças

Na ocasião, as vias que mais geraram impacto com essa modificação foram as avenidas Norte Sul e Lourival Nunes. A Av. Norte Sul possuia duas pistas separadas por um canteiro e duas faixas em cada lado da via. Com uma avenida hipermovimentada e o acelerado crescimento da cidade, foi necessário realizar um avanço: a Av. Norte Sul ganhou quatro faixas de circulação em um único sentido para Laranjeiras.

Já a Av. Lourival Nunes, que era mão e contramão, simbolizava um forte ponto de trânsito e desorganização. Com a obra, a Av. Lourival Nunes ganhou três faixas livre de circulação sentido Vitória. E muitas baias para estacionamento.

Atualmente, onde se encontra o canteiro de obras do Sistema Viário Norte Sul, será construído um estacionamento com mais 250 vagas para a população, contribuindo, assim, para o comércio local.

“Hoje nós estamos comemorando um marco na história de desenvolvimento da nossa cidade e no progresso da Serra. Foram 41 ruas recapeadas e entregues renovadas à nossa população. Mas, essa obra entrega mais do que pavimentação e mobilidade, ela representa a qualidade de vida do serrano aumentando diariamente”, reforça o coordenador de Governo Weverson Meireles.