"Seu Lar Todo Seu": Prefeitura anuncia que mais 11 mil imóveis serão regularizados na Serra

As ações do programa estarão concentradas em 12 bairros até dezembro deste ano

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Leandro Pereira - Secom

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), lançou nesta terça-feira (25) a nova etapa do programa de Regularização Fundiária do município, o “Seu Lar Todo Seu”, que desta vez vai contemplar 12 bairros e regularizar mais de 11 mil títulos até dezembro deste ano, com investimentos da ordem de R$ 5 milhões.

“Hoje a Prefeitura da Serra lança esse programa que dá a oportunidade do morador regularizar sua casa e poder chamar o seu lar de todo seu. Esse é o maior programa de regularização fundiária da história do Espírito Santo, um compromisso dessa gestão com o social”, comemorou o prefeito Sergio Vidigal.

Nesta etapa do projeto serão contemplados moradores de Bairro das Laranjeiras, Barcelona, Barro Branco, Belvedere, Boa Vista II, Carapina Grande, Guaraciaba, Jardim Tropical, Palmeiras, Porto Dourado, Parque Residencial Tubarão e Solar de Anchieta.

Os moradores que estiverem dentro do território definido serão incluídos no programa “Seu Lar Todo Seu”. Eles serão identificados por meio de ações nos bairros, previamente selecionados. As ações serão divididas em etapas, coordenadas pela equipe da Sehab. Após estudos de viabilidade técnica e jurídica, acontecem as visitas ao local para realizar o cadastro físico e orientar as famílias para a realização do cadastro socioeconômico, dentre outras ações.

A meta do programa “Seu Lar Todo Seu” é que até 2024 sejam regularizados 21 mil títulos, em 22 bairros, com investimento total de R$ 16 milhões.

Regularização fundiária

A regularização fundiária é um conjunto de medidas de natureza jurídica, urbanística, ambiental e social que possui o objetivo de regulamentar ocupações irregulares nos bairros e de oferecer a titulação de seus ocupantes como proprietários.

“É um instrumento de promoção da cidadania, um direito, prioridade da gestão do nosso prefeito Sérgio Vidigal, que busca promover o desenvolvimento urbano e garantir o bem-estar da população. Estamos trabalhando incansavelmente para garantir a efetividade e trazer benefícios para as comunidades”, disse Cláudia Silva, secretária de Habitação.

Com a regularização fundiária o morador passa a ter segurança jurídica, pois ninguém vai poder questionar a sua propriedade, e o imóvel passa a ser mais valorizado. Ela também possibilita ao proprietário a obtenção de crédito diferenciado (taxas de juros mais baixas do mercado; prazo de pagamento facilitado; uso livre do capital levantado; e, ainda, com a possibilidade de concessão a quem, inclusive, está com restrição no nome).