População define prioridades para os próximos quatro anos na Serra

Mais de 180 pessoas participaram da audiência do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2018-2021 na manhã de sábado (15)

População define prioridades para os próximos quatro anos na Serra

Texto: Dayane Freitas - Foto: Jansen Lube

Mais de 180 pessoas, entre líderes comunitários, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil, secretários e servidores da Serra participaram da audiência pública do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2018-2021 na manhã de sábado (15), no auditório da Faculdade UCL, em Manguinhos.

O objetivo foi construir, junto com a população, as ações de governo para os próximos quatro anos.

O PPA é a ferramenta mais importante do planejamento e, na Serra, está sendo construído com a participação da população, dos movimentos comunitários, dos empresários e demais atores envolvidos.

A secretária de Planejamento Estratégico da Serra, Patrícia Lempê, lembrou que o PPA 2018-2021 começou a ser trabalhado em fevereiro, com a intensa participação dos cidadãos da Serra e que, após a elaboração, o plano será enviado para a aprovação da Câmara Municipal. "Estamos enfatizando a gestão democrática", frisou.

Os trabalhos foram divididos por eixos e, a partir deles, houve discussão para inclusão de sugestões de projetos e programas no plano, além das apresentações do que está sendo feito, de acordo com o PPA anterior. Os eixos foram: Governança; Social; Econômico; e Infraestrutura, Urbano e Meio Ambiente. Em cada eixo, um grupo de secretarias apresentou suas ações e discutiu sugestões.

Apresentações

No eixo Social, se apresentaram as pastas de Educação; Saúde; Assistência Social e Habitação; Direitos Humanos, Turismo, Esporte e Lazer, Defesa Social e Políticas Públicas para as Mulheres.

No eixo Econômico, apresentaram suas ações as secretarias de Desenvolvimento Econômico; Trabalho e Renda; e Agricultura e Pesca.

Na parte de Infraestrutura, foram apresentadas as ações das secretarias de Obras; Serviços; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

Já no eixo Governança, apresentaram ações as secretarias de Planejamento Estratégico; Fazenda; Controladoria Geral; Coordenação de Governo; Comunicação; Instituto de Previdência dos Servidores e Administração.

Após a elaboração do PPA e aprovação na Câmara, as fases são de implantação, monitoramento, revisão e avaliação.

O coordenador de Governo, Jolhiomar Massariol, que representou o prefeito Audifax Barcelosno evento, destacou a importância do planejamento. "No momento de crise, quem planeja est preparado. A história mostra que a crise é cíclica, quando sairmos dela quem tiver planejado, vai sair na frente", disse.

Participação

Continuando o processo de participação popular, os moradores podem contribuir com a Serra até o dia 25 de julho no site planeja.serra.es.gov.br. É possível escolher, entre 10 eixos, até 20propostas de ação e melhorias para a cidade.