Formigas Bordadeiras participam da Expocatólica em São Paulo

Formigas Bordadeiras participam da Expocatólica em São Paulo

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, (27), começa a Feira Internacional de Produtos e Serviços para Igrejas e para o Turismo Religioso (Expocatólica), em São Paulo. A Serra será representada no local com a exposição pelo Projeto Formigas Bordadeiras.

A feira é o maior evento católico da América Latina e acontece do dia 27 ao dia 30 de maio. As formigas bordadeiras estão indo para a exposição com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e com o apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

O secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Marcelo Laporte, falou sobre a participação do projeto.

“A história do município de Serra possui uma forte ligação com a religiosidade em seus vários aspectos que se mantém viva até os dias atuais. O grande ativo “Formigas Bordadeiras”, caracterizado pelo fenômeno divido registrado no Santuário das Formigas Bordadeiras, é um exemplo clássico do grande ativo de turismo religioso do Município de projeção a nível nacional”, disse Laporte.

As formigas bordadeiras

Conhecidas nacionalmente como “Formigas Bordadeiras”, a Associação Nossa Senhora das Lágrimas fica localizada no Bairro São Lourenço, na Serra, e ficou conhecida por volta de 1990 após a imagem de Nossa Senhora da Penha chorar diversas vezes e uma vez, chorar sangue. Logo depois, apareceram várias formigas no rosto da imagem. Em 1996, as formigas deixaram várias imagens da Santa gravadas em folhas de árvores que estavam espalhadas pelo quintal da casa. Além das folhas, as formigas também deixaram imagens desenhadas nas paredes do local.