Setur realiza os primeiros encontros do Programa Fortalece Turismo

Os encontros vão acontecer mensalmente, até o mês de novembro. O próximo encontro acontece no dia 30 de junho

Setur realiza os primeiros encontros do Programa Fortalece Turismo


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Nesta quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), realizou o Primeiro e Segundo Encontros do Programa "Fortalece Turismo". O Programa foi lançado pela Setur no início de maio e conta com a parceria do Sebrae. 

Nesse encontro, foi falado sobre o papel das lideranças e sobre gestão estratégica. O encontro foi presencial e as vagas eram limitadas, as inscrições foram realizadas no site do programa. A reunião teve início às 8h30e terminou às 18 horas, com pausa para o almoço.

Os encontros vão acontecer mensalmente, até o mês de novembro. O próximo encontro acontece no dia 30 de junho.

O secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, esteve presente e falou sobre o programa.

“Nós da Setur estamos muito felizes porque o comprometimento dos empreendedores da cidade, de lideranças locais do trade turístico desde associação do artesanato até a convenção que atrai os melhores eventos para a cidade e a gente vê que a integração é uma coisa muito forte e a energia que essa galera ta colocando no turismo com certeza irá render muito para o município da Serra”, ponderou.

O objetivo principal do Programa é de tratar a capacitação de lideranças, formais ou informais que atuam na gestão do turismo no município, para fortalecer os municípios turísticos. 

O Programa é desenvolvido pela empresa de consultoria Lab Turismo, contratada pelo Sebrae/ES. A empresa tem à frente os consultores especialistas em gestão, marketing e inovação do turismo, Marcela Saad e Richard Alves. 

Quem comandou o encontro foi o Consultor da Sebrae, Richard Alves.

“Hoje estamos tendo os primeiros encontros do programa, com uma representação muito interessante dos vários segmentos a várias localidades do município da Serra iniciando o processo de capacitação de fortalecimento dos vínculos dessas lideranças e principalmente no pensar e agir estratégico para a realidade da serra é um ação fundamental  proposta pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura da Serra”, disse.

Richard ainda falou que com uma excelente participação das lideranças e empresários locais, eles então com a expectativa muito positiva  para que nos próximos seis meses eles possam contribuir para que a Serra seja um destino turístico cada vez mais consolidado.

O Programa "Fortalece Turismo" tem como objetivo capacitar os líderes a contribuir para uma gestão colaborativa do turismo no município da Serra. Essa capacitação se dá por meio de encontros técnicos e reuniões virtuais, presenciais, junto às principais lideranças do setor como, por exemplo, empresários, membros da Comtur, gestores públicos, dirigentes de entidades, entre outros.

Vale ressaltar que o encontro seguiu todas as medidas de restrição para evitar o contágio da Covid-19, como uso de máscara, alcool em gel e distanciamento social.