Alerta: cadastro ou renovação de Bolsa Família só nos Cras ou na Caixa

Alerta: cadastro ou renovação de Bolsa Família só nos Cras ou na Caixa

Alerta: cadastro ou renovação de Bolsa Família só nos Cras ou na Caixa


Texto: por Dayane Freitas

Usuários do Bolsa Família estão sendo alvos de golpistas pelo WhatsApp. Com a alegação de que existe um saldo de R$ 954 a receber, uma mensagem enviada para o celular de quem já recebeu o benefício pede para responder três perguntas: "você possui o cartão do Bolsa Família?", "você recebe todo mês?" e "você conhece amigos ou parentes que recebem?"

Independentemente das respostas que o usuário dê, ele é encaminhado para uma página de cadastro na qual tem de baixar aplicativos contaminados com vírus que deixam o smartphone vulnerável a outros golpes, principalmente financeiros.

Além disso, a mensagem solicita o compartilhamento do benefício falso para dez amigos ou dez grupos do WhatsApp. Isso faz com que o link malicioso se espalhe ainda mais. A empresa PSafe, que identificou o problema no fim do mês de abril, disse que 600 mil pessoas haviam sido atingidas em menos de 24 horas.

A secretária de Assistência Social da Serra, Fernanda Dias, alerta que qualquer contato do governo federal ? gestor do Bolsa Família ? com os usuários ou ex-usuários é feito somente por meio da Caixa Econômica, dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), coordenados pelos municípios, ou da Central do Bolsa Família, que aqui na Serra funciona no Cras de Laranjeiras.

?Não é por meio de nenhum link enviado pelo celular que o governo federal vai se comunicar com alguém que recebe ou já recebeu Bolsa Família. Será sempre por mensagem no extrato que sai na boca do caixa, quando há o saque, ou por meio dos técnicos dos Cras, que já têm uma relação com os beneficiários da região que atendem?, explicou.

A Serra tem nove Cras, localizados nas regiões de Jacaraípe, Jardim Carapina, Jardim Tropical, Laranjeiras, Novo Horizonte, Planalto Serrano, Serra Dourada, Serra-Sede e Vila Nova de Colares. Qualquer dúvida, os usuários podem procurar a unidade mais próxima de sua casa.

A mensagem diz que há um valor de R$ 954 a receber, mas, de acordo com Fernanda, os valores do Bolsa Família são definidos pelo governo federal após a análise da situação familiar e variam de acordo com a quantidade de componentes, a renda familiar e a quantidade de filhos menores de 15 anos, entre outros. ?Não é um valor definido assim?, frisou a secretária.