Cadastro Único: 8 mil famílias na Serra devem atualizar dados

Texto: por Eduardo Candeias

As famílias beneficiárias dos programas sociais devem manter o cadastro atualizado, alerta a Secretaria Municipal de Assistência Social da Serra (Semas). Ao todo, aproximadamente 8 mil famílias na Serra estão sendo chamadas ao longo de 2018 para atualizar as informações declaradas ao Cadastro Único.

Passarão por Revisão Cadastral as famílias que estão há mais de 2 anos sem atualizar as informações. Já as que apresentaram diferença entre a renda declarada ao Cadastro Único e o que consta em outras bases de dados farão parte do processo de Averiguação Cadastral.

Realizada todos os anos, a atualização cadastral é um dos mecanismos de controle da qualidade do Cadastro Único, que reúne informações de mais de 43 mil famílias na Serra. ?É o principal instrumento na identificação das famílias mais vulneráveis do país. Por isso, é fundamental manter a ferramenta com informações corretas e sempre atualizadas?, afirma a coordenadora do Cadastro Único/Bolsa Família da Serra, Maria do Socorro Azedo.

Do total de convocados, cerca de 3 mil famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família e passarão pela Revisão Cadastral e outras 5 mil famílias pelo processo de Averiguação. As famílias estão sendo comunicadas sobre o prazo para atualizar as informações por meio de mensagem no extrato de pagamento e também por correspondência enviada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Qualquer alteração, como mudança de endereço, renda, escola dos filhos ou composição familiar deve ser comunicada à gestão municipal do Cadastro Único e do Bolsa Família. Mesmo que não tenha ocorrido nenhuma mudança, as famílias precisam atualizar ou confirmar os dados a cada dois anos para continuar recebendo o benefício.

A coordenadora do Cadastro Único/Bolsa Família da Serra, Maria do Socorro Azedo, explicou ainda que além do Bolsa Família, a falta de atualização do cadastro implica perda de outros benefícios assistenciais, como a tarifa social de energia elétrica.

Onde atualizar o cadastro

Os familiares devem ficar atentos às correspondências para realizarem a atualização no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência ao longo deste ano.

Os Centros de Referências de Assistência Social (Cras) estão localizados nos bairros:

Cras de Vila Nova de Colares: Rua Pamplona, próximo à EMEF Professora Valéria Maria Miranda

Cras de Laranjeiras: Rua 1 A, s/nº - Civit II

Cras de Novo Horizonte: Rua Tiê, s/nº - Novo Horizonte

Cras de Planalto Serrano: Avenida Bela Vista, s/nº - Planalto Serrano Bloco A

Cras de Jacaraípe: Rua Angelo Pretti, 510 - Bairro das Laranjeiras

Cras de Jardim Carapina: Rua Salvador, s/n - Boa Vista

Cras de Serra Dourada: Rua das Acácias, s/nº - Serra Dourada II

Cras de Jardim Tropical: Rua Santa Rita, s/n, Ao lado da praça

Cras de Serra Sede: Avenida Cassiano Castelo, 108 - Serra Sede

Entenda a diferença

Revisão Cadastral: garante a atualização dos dados declarados ao Cadastro Único das famílias que, ao fim do ano anterior, foram identificadas com cadastros desatualizados.

Averiguação Cadastral: identifica possíveis divergências entre as informações do Cadastro Único e de outros registros administrativos.