Idosos dizem não à violência em dia mundial de conscientização

Texto: por Eduardo Candeias

Nesta sexta-feira (15), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. E, para refletir sobre o tema, o Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social da Serra, realiza palestra hoje (13).

O objetivo é mobilizar, conscientizar e prevenir todas as formas de violência contra a terceira idade. Quem dará a palestra é a representante do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) Elcimara Rangel Loureiro Alício. O evento acontece no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Laranjeiras, das 13 às 17 horas.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa e disseminar a ideia de não a aceitar como normal.

Violência

Levantamento da Prefeitura da Serra mostra que 90% da violência praticada contra o idoso tem como responsáveis pessoas da própria família. Em 2017, a rede da Serra atendeu cerca de 96 casos de violência, sendo quase 70% relacionados à negligência ou abandono.

Os dados apontam que as mulheres são as maiores vítima do abuso. Atualmente, cerca de 80 idosos estão em abrigos de longa permanência no município da Serra.

Serviços

A Serra conta com uma Rede de Atendimento ao Idoso, com serviços de convivência e de acolhimento, que oferecem grupos de apoio, oficinas e atividades físicas.

Tema: Violação de Direitos contra a Pessoa Idosa

Palestrante: Elcimara Rangel Loureiro Alício

Data: Hoje (quarta-feira)

Horário: das 13 às 17 horas

Local: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Laranjeiras. O endereço é rua 1 A, s/n, Civit II.