Conselheiros do IPS discutem em janeiro avaliação atuarial 2024

A avaliação é realizada todos os anos e leva em conta o risco e retorno dos investimentos do Instituto

Conselheiros do IPS discutem em janeiro avaliação atuarial 2024


Texto: Daniel Vargas - Foto: Freepik

O Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) se reunirá na primeira quinzena de janeiro de 2024 para discutir e colocar em aprovação a avaliação atuarial da autarquia.

A avaliação tem como base o cálculo atuarial, ciência que se apropria de conhecimentos da Matemática e Estatística para determinar o risco e retorno dos investimentos financeiros de um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Desse modo, o IPS conseguirá prever com mais garantia despesas futuras relacionadas a benefícios e taxas administrativas, já que a avaliação considera aspectos como: valor das contribuições; projeções político-econômicas; mercado financeiro; expectativa de vida; idade dos segurados e evolução dos vencimentos.

Política de Investimentos para 2024 é aprovada por unanimidade

Tão importante quanto a avaliação atuarial é a Política de Investimentos. Por isso, os conselheiros do IPS receberam com antecedência o documento e se reuniram na terça-feira (19) para votarem pela aprovação da Política.

Eles tiveram suas dúvidas esclarecidas pela diretora-presidente e presidente do Conselho, Christiani Vieira, e pelo chefe do Departamento Financeiro e presidente do Comitê de Investimentos, Frank Perovano Silva. Após as explicações, os conselheiros aprovaram por unanimidade a Política de Investimentos.

O Instituto preferiu manter uma postura mais conservadora, com meta de rentabilidade IPCA + 5,03%, não modificando muito os pontos da Política de 2023, já que essa se mostrou eficiente.

“Nosso principal objetivo é proteger os recursos da autarquia para que, em 2024, continuemos cumprindo com as determinações da legislação previdenciária e mantendo em dia o pagamento dos benefícios”, disse a presidente do Conselho Christiani.

Para que serve a Política de Investimentos?

Esse documento estabelece diretrizes relacionadas à gestão de recursos do RPPS, tais como rentabilidade de investimentos, segurança, solvência e liquidez.

A solvência é a capacidade econômica de um regime de previdência pagar o passivo atuarial. Já a liquidez está relacionada à possibilidade de conversão dos ativos (bens e direitos) em dinheiro, para financiar o pagamento dos benefícios presentes e futuros.