IPS orienta segurados e população sobre a apneia do sono

Entenda os principais sintomas e formas de prevenção

IPS orienta segurados e população sobre a apneia do sono


Texto: Daniel Vargas - Foto: Freepik

Dormir bem é essencial para que o corpo e mente funcionem de forma saudável e traz uma série de benefícios para a saúde física, mental e emocional. É durante o sono que o indivíduo descansa o cérebro, a musculatura, a respiração e o coração e libera hormônios como os do crescimento e da saciedade.

No entanto, quando uma pessoa dorme mal, desregula todo o organismo e pode ter vários problemas de saúde, como a insônia e a apneia obstrutiva do sono, mais conhecida como apneia do sono.

É, para prevenir e eliminar a apneia nessa hora tão importante do dia, que o Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) preparou um material visando à qualidade de vida dos segurados e população.

Ele é fruto de uma parceria entre a médica perita Raquel Pires de Mesquita e o Departamento de Previdência (Deprev). Leia e compartilhe o conteúdo.

O que é a apneia do sono?
É uma condição clínica que faz com que o indivíduo tenha obstruções repetitivas da garganta enquanto dorme, podendo gerar apneias (pausas respiratórias de, no mínimo, dez segundos) e/ou hipopneias recorrentes (quase apneias).

Por que a apneia ocorre e o que acontece durante os episódios?
Ela ocorre, porque a garganta é estreita e, ao dormir, há o relaxamento da musculatura, a queda da língua e o deslocamento da mandíbula, ocasionando uma obstrução da garganta que impede a passagem de ar. Para cada apneia, há um despertar, o que dificulta o sono profundo e reparador e gera uma grande sonolência diurna.

Quais as implicações que posso sofrer com um sono de má qualidade?
Além de sentir sono ao longo do dia, o indivíduo pode: roncar; reduzir suas capacidades de memória, atenção e raciocínio; aumentar o risco de se envolver em acidentes automobilísticos; diminuir o crescimento das cartilagens dos ossos e a produção de massa muscular; aumentar as chances de se ganhar peso e ficar deprimido.

E se eu não tratar a apneia?
A situação pode evoluir para hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio e derrame cerebral. Por isso, o cuidado deve ser ainda maior, quando o paciente já faz tratamento de doenças relacionadas ao coração.

Qual profissional pode me auxiliar e como é realizado o diagnóstico?
De preferência, o indivíduo deve buscar um profissional especialista no assunto, normalmente, um otorrinolaringologista, psiquiatra ou neurologista. O diagnóstico levará em conta a história clínica do paciente e ele será submetido a um exame físico e a uma polissonografia (teste de registro do sono).

Há alguma forma de prevenção?
Sim. Quando a apneia é detectada e está leve, geralmente, o médico recomenda: evitar o consumo de álcool e sedativos; perder peso; dormir de lado com a cabeceira elevada; utilizar aparelhos intraorais para aumentar a passagem de ar pela garganta; e se dirigir a um fonoaudiólogo para fortalecer a musculatura que mantém a garganta aberta.
Contudo, quando a apneia já se encontra moderada ou acentuada, pode ser receitado o uso de gerador de pressão contínua na via aérea (CPAP) durante o sono.