IPS orienta segurados e população sobre a diabetes

Entenda os sintomas e as formas de prevenção

IPS orienta segurados e população sobre a diabetes


Texto: Daniel Vargas - Foto: Divulgação

De acordo com dados de 2023 da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil), mais de 10% dos brasileiros vivem com diabetes. 

A diabetes é uma doença que ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não a utiliza de forma eficaz. A insulina é um dos hormônios responsáveis por regular o nível de glicose (açúcar) no sangue, facilitando sua entrada nas células para utilizá-la como fonte de energia.

Muitas vezes, o diabético pode nem perceber que está com um nível alto de glicose, o que é perigoso, já que, quando esse vem a sentir os sintomas, vários órgãos de seu corpo já podem estar comprometidos.

E é para evitar que esse tipo de situação aconteça que o Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) preparou um material com perguntas e respostas sobre o tema. 

Ele é fruto de uma parceria entre a médica perita Raquel Pires de Mesquita e o Departamento de Previdência (Deprev). Leia e compartilhe o conteúdo.

Quais são os tipos de diabetes?
Há a diabetes do tipo um, que, geralmente, é diagnosticada em crianças e jovens e não está relacionada a fatores hereditários. Nesse tipo, o corpo não produz insulina suficiente, porque o sistema imunológico ataca e destrói as células produtoras de insulina no pâncreas. 
Já a diabetes do tipo dois, é mais comum em adultos e idosos. Nesse tipo, a alta concentração de glicose no sangue pode estar relacionada à hereditariedade, resistência do corpo à insulina ou ainda ao estilo de vida, com fatores desencadeadores como transtornos emocionais, sedentarismo e obesidade.

Quais são os principais sintomas da doença?
Aumento da sede; micção (ato de urinar) frequente; fome constante; perda de peso inexplicada; fadiga; visão turva e cicatrização lenta de feridas.

Qual é a importância do acompanhamento médico?
Ele é essencial para o controle da condição e para evitar complicações a longo prazo, como problemas oculares, doenças cardíacas e danos nos rins. Nesse sentido, o médico poderá passar informações relativas à: orientação nutricional; atividades físicas; como utilizar a insulina e outros medicamentos; como usar os aparelhos que medem a glicose (glicosímetros) e as canetas de insulina; além de instruções de como proceder em caso de hipo e hiperglicemia (pouco ou muito açúcar no sangue).

Quais são as formas de prevenção da diabetes?
Adotar uma dieta equilibrada, rica em frutas, grãos integrais, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis; evitar comer alimentos processados, com muito açúcar e gordura saturada; incorporar atividades físicas regulares à rotina, como caminhadas, corridas e natação; parar de fumar e moderar o consumo de álcool; dormir bem; gerenciar o estresse, com meditação, ioga ou atividades relaxantes; e realizar exames de rotina para controle da glicose.